sábado, 20 de fevereiro de 2016

INDULGÊNCIAS OU OFERTAS PELO PECADO

Ellen G. White ensina que devemos voltar as velhas praticas.

Um dos motivos que levou Martinho Lutero a protestar contra a Igreja Católica, iniciando a reforma protestante, foi não concordar com a prática da cobrança pelo perdão dos pecados, as chamadas indulgências.

Baseado em Gálatas 3:11, onde diz que o justo viverá pela fé, Martinho Lutero, entendeu que é somente através da fé em Cristo que o cristão é redimido de seus pecados, não através da compra do perdão.

É de conhecimento geral que a Igreja Adventista condena essa prática, ou seja, a compra do perdão através de ofertas pelo pecado. No entanto, o que muitos não sabem é que essa é uma prática aconselhada pela profetiza adventista Ellen White.

Veja o que ela escreveu:

"O único meio ordenado por Deus para o avançamento de Sua causa, visa abençoar os homens com posses. Ele dá-lhes sol e chuva; faz florir a vegetação; dá saúde e habilidade para adquirir meios. Todas as nossas bênçãos vêm de Suas mãos generosas. Por Sua vez espera que homens e mulheres mostrem sua gratidão, devolvendo-Lhe uma parte em dízimos e ofertas - ofertas de gratidão, ofertas voluntárias e ofertas pelo pecado." (Testimonies, pág. 150) e (Conselhos sobre escola sabatina)

"Segundo a importância concedida, será a soma requerida. Quanto maior o capital confiado, tanto maior a dádiva que Deus requer Lhe seja devolvida. Caso um cristão possua dez ou vinte mil dólares, os direitos de Deus sobre ele são imperativos no sentido de dar, não somente a proporção relativa ao sistema do dízimo, mas de apresentar-Lhe as ofertas pelo pecado e as ofertas de gratidão." (Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 545 e 546).

"Ide ao Senhor com coração transbordante de graças pelas misericórdias passadas e presentes, e manifestai vossa apreciação da liberalidade de Deus levando-Lhe vossas ofertas de gratidão, ofertas voluntárias e ofertas pelo pecado." (Review and Herald, 4 de janeiro de 1881).

Pelos textos acima podemos ver que já na época de Ellen White o grande objetivo era tirar dinheiro dos membros. Segundo Ellen White, para ter remissão dos pecados,não basta apenas crer em Cristo. Se não apresentar sua oferta pelo pecado, você estará perdido.

Veja agora o que diz a Bíblia:

"Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado." (Hebreus 10 – 5, 6, 10, 17, 18).

No passado, com medo do inferno, as pessoas pagavam qualquer quantia pelas indulgências que prometiam um cantinho do céu.

Uma indulgência também poderia tirar um parente do purgatório e leva-lo direto ao céu.

Lutero viu que aquilo estava errado e começou a sua batalha para que a igreja revisse suas práticas. O resultado foi a divisão entre católicos e protestantes. Uma divisão causada pela ambição de lucrar com a desgraça dos outros.

Pelo que vimos, lamentavelmente essa prática continua mais viva do que nunca na Igreja Adventista, e pior, apoiada por Ellen White.

"Caso um cristão possua dez ou vinte mil dólares, os direitos de Deus sobre ele são imperativos no sentido de dar, não somente a proporção relativa ao sistema dizimal, mas de apresentar-Lhe as ofertas pelo pecado e as ofertas de gratidão." -- Testemunhos Seletos, Vol. 1, pág. 456 (Versão em CD-ROM).

"É Deus quem abençoa os homens dando-lhes bens, e faz isto para que eles possam contribuir para o avançamento de Sua causa. Ele envia o sol e a chuva. Faz florescer a vegetação. Dá saúde e habilidade para se adquirirem meios. Todas as nossas bênçãos são recebidas de Sua mão generosa. Em retribuição Ele quer que homens e mulheres demonstrem sua gratidão, devolvendo-Lhe uma parte em dízimos e ofertas - em ofertas de ação de graças, em ofertas pelo pecado e ofertas voluntárias. Se o dinheiro entrasse para a tesouraria de acordo com este plano divinamente recomendado - a décima parte do que ganhamos e as ofertas liberais - haveria abundância para o avançamento do trabalho do Senhor." -- Atos dos Apóstolos, pág. 75 (versão em cd-rom).

"O único meio ordenado por Deus para o avançamento de Sua causa, visa abençoar os homens com posses. Ele dá-lhes sol e chuva; faz florir a vegetação; dá saúde e habilidade para adquirir meios. Todas as nossas bênçãos vêm de Suas mãos generosas. Por Sua vez espera que homens e mulheres mostrem sua gratidão, devolvendo-Lhe uma parte em dízimos e ofertas - ofertas de gratidão, ofertas voluntárias e ofertas pelo pecado." Testimonies, pág. 150. -- Conselhos sobre a Escola Sabatina, pág. 145 (Versão em CD-ROM).

"Trazei vossa oferta de transgressão, vossa oferta de gratidão, vossa oferta voluntária e humilhai vossos corações perante o Senhor e Ele se achará sempre pronto para receber e perdoar." (Review and Herald, 8 de julho de 1880)

Por outro lado, CONTRADIZENDO-SE, escreve ela própria em outra ocasião: "Um novo, vivo caminho está para todos preparado. Não mais necessita a pecadora, aflita humanidade esperar a chegada do sumo sacerdote. Daí em diante, devia o Salvador oficiar como Sacerdote e Advogado no Céu dos Céus. Era como se uma voz viva houvesse dito aos adoradores: Agora têm fim todos os sacrifícios e ofertas pelo pecado." -- O Desejado de Todas as Nações, pág. 757 (Versão em CD-ROM). Destaques acrescentados

Nenhum comentário:

Postar um comentário